terça-feira, 15 de junho de 2010

lixo eletrônico

Como se ja não bastasse a quantidade de lixo que a humanidade produz no mundo, agora temos a expanção do lixo eletrônico, que nos ultimos anos, com o aumento do uso doméstico de computadores e "afins", vem se tornando um dos grandes problemas a serem resolvidos, principalmente nas grandes cidades. Esperamos que a nova lei para residuos tóxicos, PNRS, alcance seus objetivos. Mas será preciso muito mais do que a aprovação de uma lei para que o problema se resolva. São muitos os fatores que teram que contribuir para que a coisa funcione. Consciência é o primeiro deles. Da população é claro. Reciclagem de lixo é uma das mais eficases ferramentas contra os males provocados pelo homen ao meio ambiente. O problema é os "cabecinhas" se darem conta disso. É só colocar restos de alimentos com restos de alimentos, plásticos com plásticos, metais com metais, e..... lixo eletrônico com lixo eletrônico. AHA!
Mas não é só isso. Lixo eletrônico tem algumas peças com material radioativo. Baterias de celulares são um exemplo. Esses materias devem ser encaminhados a quem tem competência para lidar com eles. Entende-se como competentes os fabricantes e ou, estabelecimentos destinados a esses fins. Como se faz isso? Onde estão os estabelecimentos acima citados? Se é que eles existem? Poi então!
É ai que entra a lei que falei antes que obrigará os estados a organizar essa bagunça, com o perdão do trocadilho, que é o lixo eletrônico. Criar orgãos competentes para cuidar do assunto, informar a população de como se livrar do seu lixo eletrônico, e tudo mais.
Pois é! Parece tão facil! E é. Só é preciso um pouco de vontade política, informação e consciência. Nada impossível.

3 comentários:

  1. Acredito que o colega expôs de forma clara e objetiva a questão do lixo. O envolvimento de todos rumo a solução é que tornará possível a mudança de comportamento das pessoas que produzirá os resultados necessários para impedir essa explosão que atingirá todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá dupla,
    o texto faz uma boa apresentação do assunto.
    Gostei bastante...
    Algumas sugestões para qualificar o trabalho, se quiserem podem apagar depois...
    Sugiro que alterem as palavras abaixo, para que fiquem corretas. ;-)

    Expanção: expanção
    teram: terão
    eficases: eficazes
    homen: homem
    materias: materiais

    ResponderExcluir